OS SONS DO SILÊNCIO


OS FATOS:
São incontáveis o número de filmes que se passam em ambiente espacial, com cenas cheias de luzes, efeitos visuais e.... barulhentas explosões.

A VERDADE CRUEL:

Física básica: o som, enquanto onda mecânica, necessita de matéria para a sua propagação. Ele funciona a partir do princípio de transmissão de energia de uma molécula à outra em um material, por meio de vibrações. Como no espaço não existe matéria, não é possível a propagação sonora. Portanto, explosões no espaço são silenciosas, e sem chamas, já que o fogo precisa de oxigênio para acontecer.

CONCLUSÃO:

Apesar de a maioria das pessoas terem conhecimento desse fato, o som no espaço que vemos em filmes nunca vai acabar. Imagine toda cena da imagem acima ocorrendo sem som (os ouvidos até doem querendo algum ruído). Como seria uma guerra em Star Wars, um salto na velocidade da luz de uma nave em Star Trek ou um vôo de um meteoro rasgando o vácuo dos céus sem as famigeradas intervenções sonoras? Seria real, mas bem chato. A física não permite, mas o público sim.
Category: 6 comentários

6 comentários:

Wanes Abraão disse...

Mesmo sabendo que a física não permite, nós gostamos de ser iludidos e ver o irreal acontecer!
pelo menos eu gosto de filmes mentirosos (que seja bem feito) porque se for pra ver realidade é só assistir o jornal nacional... rsrsrs

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Mas a realidade já está imitando os filmes, ou vc não acha que o caso Bruno é digno de Jogos Mortais!?

Nangil disse...

Outra coisa!! Pra que espada a laser se existe metralhadora?

Ravi Bellardi disse...

Esta postagem foi removida pelo autor.

Rúbia disse...

Olha só! Eu já estou me convencendo q a física permite sim! Poxa! Estamos discutindo o que acontece no espaço??? Algum d vcs já foi lá para testar se da certo mesmo? Afinal, se (por exemplo) não dá para fazer uma fogueirinha no espaço, alguém poderia fazer a caridade de contar isso para o desavisado que acendeu o sol? Brincadeirinha! xP

Postar um comentário

Quem já não viu alguma cena na televisão ou em filmes que achou tão irreal, tão impressionantemente mentirosa que chegou a pensar que era um insulto à sua inteligência. Existem certas ocasiões que dá até pra engolir, mas outras em que a física, como a conhecemos, simplesmente não permite. Aqui será apresentado os principais absurdos dos cinemas, não desestimulando a criatividade das histórias, mas criticando filmes que querem, mas não têm a mínima semelhança com a realidade.

Mentes curiosas,,,