OS FATOS:
Em um império galáctico como o de Star Wars, ou em jornadas estelares como em Star Trek, as naves precisam de um meio de se transportarem rápido para alcançarem longas distâncias em um curto espaço de tempo. Para tanto, elas utilizam a velocidade da luz, o equivalente a 299 792 458 m/s.
A VERDADE CRUEL:
A velocidade da luz é a maior velocidade do universo, não podendo ser superada ou alcançada. Muitas pessoas sabem disso, mas não sabem o motivo (deve ser por isso que continuam aceitando esse tipo de situação em filmes). Muito simples: a Teoria da Relatividade de Einstein diz que quanto maior a velocidade de um corpo, maior a sua massa, E=m.c², ou seja, a medida que for se aplicando energia para gerar trabalho em um corpo, sua massa aumenta proporcionalmente. Portanto se um corpo atinge a velocidade da luz, significa que a sua massa é infinita, e que a energia necessária para isso também é infinita, o que não é possível.
CONCLUSÃO:
Apesar de ser um fato impossível alcançar a velocidade da luz, pode-se chegar a 99,99% de seu valor (está acontecendo nesse momento no maior acelerador de partículas já construído, na Suíça). Pode ser o suficiente para uma viagem de longa distância, mas não para um império galáctico. Pra se ter uma idéia, nossa Via Láctea possui 100.000 anos-luz de ponta a ponta, como se comanda um império dessas proporções? Sem a permissão da física é possível!
1 comentários:
Bela argumentação Junim, agora descobri quem escreve as falas do Sheldon no Big Bang Theory... uma coisa se comprova facilmente sobre a velocidade da luz... na geladeira a velocidade da luz é sempre superior a velocidade de escolha do que pegar la dentro...
Postar um comentário