MALDITA FÍSICA QUE ESTRAGA NOSSOS SONHOS


OS FATOS:

São vários os filmes de viagem no tempo. "De Volta Para o Futuro", "A Máquina do Tempo", Exterminador do Futuro", "Planeta dos Macacos", "Efeito Borboleta", além de séries de tv, fizeram bastante sucesso, e fazem até hoje. Todos mostram viagens ao passado que resultaram em modificações no futuro.

A VERDADE CRUEL:

Má notícia para os fãs de viagem no tempo. NÃO É POSSÍVEL VOLTAR AO PASSADO! De acordo com todas as teorias, fórmulas, descobertas e até hipóteses criadas até hoje, não é existe possibilidade de voltar no tempo. O principal motivo é o "paradoxo do avô". Significa que, se você voltar no tempo e por algum motivo matar seu avô, você deixará de existir. Mas como você matou seu avô se você não existe mais? Uma forma de voltar ao passado seria por um Buraco de Minhoca, porém esses buracos são minúsculos e necessitam de muita energia para estabilizar um de um tamanho que caiba uma pessoa. A viagem para o futuro é possível. Basta viajar em uma velocidade próxima à da luz e o tempo irá passar mais lentamente para você.

CONCLUSÃO:

Apesar do desapontamento com relação à viagem ao passado, ainda é possível viajar para o futuro. Não com a tecnologia atual, mas se a física permite, já é um bom começo.

Category: 0 comentários

ATÉ UMA CRIANÇA SABE QUE NÃO DÁ CERTO

OS FATOS:

O melhor filme de piratas de todos os tempos, "Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra", conta com uma cena muito interessante. Tentando passar despercebidos pelos guardas, Jack Sparrow (Johnny Depp) cria um plano onde ele e Will Thunner (Orlando Bloom) caminham no fundo do mar, carregando um barco de cabeça para baixo que servira para conter o ar que respiravam.

A VERDADE CRUEL:

Já tentou afundar um balde médio contendo ar na piscina? Ou andar no fundo do mar? Ou já viu madeira crua afundar na água? Quem já presenciou algum desses fatos não estava nesse universo. Como que reuniram três absurdos desse em uma só cena? Quanto mais fundo se está em um fluido, maior sua densidade, conseqüentemente, maior o empuxo que age sobre o objeto. Se a posição do barco na água entra em equilíbrio na sua superfície, imagine afundar esse barco cheio de ar para o fundo do mar? É humanamente impossível.

CONCLUSÃO:

O filme em si é muito bacana, mas seria mais fácil o capitão Sparrow e Will Thurnner prenderem a respiração debaixo d'água durante o percurso do que a física permitir um absurdo desses.
Category: 1 comentários

QUANTO EXAGERO

OS FATOS:

O soldado mais famoso do mundo voltou em 2008, mais velho porém muito mais violento. Em "Rambo IV", cenas de tiroteios são frequentes, mas uma em partícular chama atenção. Na escuridão da noite e debaixo de chuva, um atirador camuflado dispara em dois inimigos, um tiro na cabeça (exagero de sangue) de um e no peito de outro. A bala atravessa os dois capangas, que são isolados alguns metros, supostamente, por causa do impacto dos projéteis.

A VERDADE CRUEL:

Uma pergunta: por quê? Qual o motivo dos soldados pararem cinco metros de distância após serem mortos? A resposta: não tem motivo. Todos os filmes que mostram as pessoas sendo empurradas após levarem um tiro estão inventando drama. Isso se explica pela Terceira Lei de Newton, ação e reação. A vítima só pode sofrer um impacto desse se o atirador também sofrer um, da mesma magnitude. Portanto, para que alguém saia voando após receber uma bala, o responsável pelo disparo também tem que sair voando, igual ao Will Smith em "MIB-Homens de Preto".

CONCLUSÃO:

"Rambo IV" é um filme cheio de ação, tiroteios e carnificina sem enredo nem explicação alguma, que exige um nível de esforço mental extremamente baixo, portanto os desrespeitos com as leis da física (e da natureza) já eram esperados.

Category: 1 comentários

NÃO TÃO RÁPIDO!!


OS FATOS:


Em um império galáctico como o de Star Wars, ou em jornadas estelares como em Star Trek, as naves precisam de um meio de se transportarem rápido para alcançarem longas distâncias em um curto espaço de tempo. Para tanto, elas utilizam a velocidade da luz, o equivalente a 299 792 458 m/s.

A VERDADE CRUEL:

A velocidade da luz é a maior velocidade do universo, não podendo ser superada ou alcançada. Muitas pessoas sabem disso, mas não sabem o motivo (deve ser por isso que continuam aceitando esse tipo de situação em filmes). Muito simples: a Teoria da Relatividade de Einstein diz que quanto maior a velocidade de um corpo, maior a sua massa, E=m.c², ou seja, a medida que for se aplicando energia para gerar trabalho em um corpo, sua massa aumenta proporcionalmente. Portanto se um corpo atinge a velocidade da luz, significa que a sua massa é infinita, e que a energia necessária para isso também é infinita, o que não é possível.

CONCLUSÃO:

Apesar de ser um fato impossível alcançar a velocidade da luz, pode-se chegar a 99,99% de seu valor (está acontecendo nesse momento no maior acelerador de partículas já construído, na Suíça). Pode ser o suficiente para uma viagem de longa distância, mas não para um império galáctico. Pra se ter uma idéia, nossa Via Láctea possui 100.000 anos-luz de ponta a ponta, como se comanda um império dessas proporções? Sem a permissão da física é possível!

Category: 1 comentários

ARREMESSO IMPOSSÍVEL


OS FATOS:

 
Homem-Aranha 2 é, para muitos, o melhor filme da trilogia. Cheio se ação, cenas de luta de tirar o fôlego, sem falar dos excelentes efeitos especiais (opinião pública, não minha). Na luta contra Doutor Octopus em cima do teto de um trem, ocorre uma cena em que o vilão joga o herói para frente, forçando-o a se esquivar de uma parede em pleno ar. Em sua aterrizagem, Homem-Aranha surpreende Doc Ock por traz, agarrando-o e continuando a eletrizante luta.

A VERDADE CRUEL:

Não conheço uma pessoa que não achou essa cena, pelo menos, curiosa. Para que o herói possa aterrizar atras do vilão após ser arremessado com força para frente, o trem deve estar em um movimento super acelerado, o que não é o caso, já que linhas de trem elétrico mantêm um movimento constante. Portanto, a partir do momento que o Homem-Aranha é jogado, além de ter a velocidade do trem, é adicionado a ele a velocidade produzida pela força da energia que lhe foi aplicada para o arremesso.

CONCLUSÃO:

Já tenho minhas dúvidas sobre a fidelidade dos filmes do Homem-Aranha com o personagem dos quadrinhos, e eles ainda fazem isso? Infidelidade com as leis da física já é demais.

Category: 0 comentários

TIRO QUE PASSOU LONGE!


OS FATOS:

Em uma das últimas cenas do filme "O Procurado", Fox (Angelina Jolie) suicida em um ato heróico para salvar a vida do protagonista Wes (James McAvoy). Em uma rápida manobra com sua pistola, Fox da um tiro na direção dos capangas, fazendo com que sua bala faça uma trajetória de círculo, acertando a cabeça de todos os inimigos e voltando nela mesma. Após o disparo, ainda dá tempo de Fox jogar uma arma para Wes antes de a bala chegar até ela.

A VERDADE CRUEL:

Primeiramente: não é possível curvar uma bala! Acontece muito bem com uma bola por causa da sua aerodinâmica, direção de rotação, densidade e velocidade. Não pensem, nem por um segundo, que curvar balas seja possível. Se a personagem de Angelina Jolie realmente fizesse isso, a bala iria acertar a sua cabeça quase que instantaneamente após o disparo, não ia dar tempo nem de piscar o olho, quanto mais jogar uma arma pra alguém. Além disso a bala iria ficar voando pela sala durante muito tempo em trajetória circular, o que não mostra no filme.

CONCLUSÃO:

É um filme diferente de qualquer coisa que já vimos em filmes de ação. Justamente porque não respeita a física.


Foi o único vídeo dessa cena que eu achei.
Category: 3 comentários

MAIS REVOLTAS CONTRA SUPERMAN

Nem o melhor detetive do mundo saberia a verdadeira identidade do Homem de Aço.


Nem com a tecnologia de quase 30 anos depois.

Muito menos nos cartoons, onde não existem impressões digitais.



O disfarce desse cara é tão bom que mesmo Lois Lane, a melhor repórter investigadora de Metrópoles, que convive com Clark Kent e Superman quase todos os dias, não desconfia que os dois sejam a mesma pessoa (até certo momento da história).

"Não! Meu disfarce!"

A física permite. Mais alguém?
Category: 1 comentários

A PIOR FORMA DE SALVAR A TERRA


OS FATOS:

 
Em Armageddon, a Terra está ameaçada pelo impacto de um asteróide do tamanho do estado do Texas. Restando apenas 18 dias para o choque entre o planeta e o asteróide, a única solução POSSÍVEL é enviar astronautas em um ônibus espacial até a superfície do asteróide e lá perfurar 800 pés para colocar uma bomba nuclear, detonando-a por controle remoto. Assim, ele se divide ao meio, e as duas metades se desviam da Terra, salvando a humanidade.

A VERDADE CRUEL:

Além de vários erros, como grama na superfície do asteróide, estalactite de gelo crescendo em estações espaciais sem gravidade e o impressionante fato de nenhum dos vários cometas caírem em alto mar em um planeta que tem 2/3 se sua superfície coberta por água, o filme NÃO SALVA A TERRA! Primeira coisa que eu quero desabafar: que tipo de plano é esse!?!?!?!?!? Seria realmente possível que a NASA, responsável pelos maiores desenvolvimentos tecnológicos e vários importantes feitos da humanidade, investisse em uma solução tão infantil e cara assim? Com cavadores de buraco no comando? Ao contrário do que muitos pensam, é possível realizar um pouso em um asteróide, já que ele não possui calda, como sugere o filme (apenas cometas têm calda). O problema é a ilusão de que uma bomba nuclear vai dividir um asteróide ao meio. É mais fácil fazer uma faca gigante e fatiá-lo. Caso uma bomba realmente explodisse no seu interior, teríamos milhões de meteoróides que fariam da Terra um enorme queijo suíço.

CONCLUSÃO:

O filme pode ter ação, heroísmo, romantismo, efeitos especiais e até comédia, mas não tem a aprovação da física!
Category: 1 comentários

OS SONS DO SILÊNCIO


OS FATOS:
São incontáveis o número de filmes que se passam em ambiente espacial, com cenas cheias de luzes, efeitos visuais e.... barulhentas explosões.

A VERDADE CRUEL:

Física básica: o som, enquanto onda mecânica, necessita de matéria para a sua propagação. Ele funciona a partir do princípio de transmissão de energia de uma molécula à outra em um material, por meio de vibrações. Como no espaço não existe matéria, não é possível a propagação sonora. Portanto, explosões no espaço são silenciosas, e sem chamas, já que o fogo precisa de oxigênio para acontecer.

CONCLUSÃO:

Apesar de a maioria das pessoas terem conhecimento desse fato, o som no espaço que vemos em filmes nunca vai acabar. Imagine toda cena da imagem acima ocorrendo sem som (os ouvidos até doem querendo algum ruído). Como seria uma guerra em Star Wars, um salto na velocidade da luz de uma nave em Star Trek ou um vôo de um meteoro rasgando o vácuo dos céus sem as famigeradas intervenções sonoras? Seria real, mas bem chato. A física não permite, mas o público sim.
Category: 6 comentários

COMO VOLTAR O TEMPO.


OS FATOS:

Super-Homem! Homem de aço, super força, voa em super velocidade, à prova de balas, visão a laser, sopro forte e congelante, visão de Raio X, vulnerável apenas a Criptonita, rocha originada de seu planeta natal, Cripton. Parece indestrutível, o herói perfeito, único que já nasceu com seus super poderes, um dos personagens de ficção mais famosos da história. Uma cena clássica do cinema, que ocorre em um de seus filmes, é a famosa volta ao passado concebida pelo Homem de Aço em Superman II. Em momento de crise (Lois Lane morta e o planeta devastado por catástrofes) o herói voa em velocidade absurda dando várias voltas ao mundo em sentido leste-oeste, fazendo com que a Terra inverta o sentido da sua rotação. Com isso....... (é vergonhoso até dizer isso)..... volta-se o tempo, Lois Lane ressuscita e o planeta se concerta!

A VERDADE CRUEL:

Por onde eu começo? Considerando que a velocidade de seu vôo para essa manobra fosse na velocidade da luz (caso realmente fosse, sua massa seria infinita e ele bateria nas próprias costas), ele ainda é do tamanho de um homem, portanto, sua influência sobre o eixo de rotação da Terra seria quase nada, independente de sua velocidade. SE o planeta realmente parasse subitamente e mudasse o sentido de rotação, tudo que está sobre sua superfície seria lançado, por conseqüência da inércia, a uma incrível velocidade de 1674 km/h (velocidade de rotação da Terra), exterminando toda a vida, causando inundações, terremotos, furacões, etc. Acho que a façanha da volta no tempo não merece comentários. O simples argumento de viagem no tempo causam paradoxos tão grandes que nem mesmo a comunidade científica se atreve a tirar conclusões sobre isso.

CONCLUSÕES:

A cena é famosa, mas é um insulto à nossa inteligência. A física, com certeza, não permite! Mas é um clássico, então.....
Category: 4 comentários
Quem já não viu alguma cena na televisão ou em filmes que achou tão irreal, tão impressionantemente mentirosa que chegou a pensar que era um insulto à sua inteligência. Existem certas ocasiões que dá até pra engolir, mas outras em que a física, como a conhecemos, simplesmente não permite. Aqui será apresentado os principais absurdos dos cinemas, não desestimulando a criatividade das histórias, mas criticando filmes que querem, mas não têm a mínima semelhança com a realidade.

Mentes curiosas,,,